Ouri → Inglês.
Ouri |
Primeira descrição: António Carreira, 1947 |
Ciclos: Um |
Filas: Duas |
Sementeira: Voltas simples |
Região: Cabo Verde |
Ouri é uma variante muito parecida com Oware, disputada em Cabo Verde e por imigrantes Cabo-verdianos estabelecidos em Angola, Portugal e nos Estados Unidos da América.
As regras do jogo Ouri variam ligeiramente de ilha para ilha. As regras que seguidamente apresentamos (cedidas por Miceu Tavares) são utilizadas nos torneios inter-escolares, com um número superior de 1,200 participantes, em Portugal.
Regras
As regras são semelhantes às regras do jogo de Oware.
A diferença reside em que:
- Uma única semente só pode ser movida, se o jogador só possuir uma só semente em todas as suas cavidades.
- O Grand Slam (um movimento que captura todas as sementes do adversário, de uma só vez) é permitido. Após este movimento, o jogador deve fazer uma jogada de modo a alimentar o seu adversário.
Ouri na América
“Eu costumava observá-los a jogar quando ainda era criança. Eles utilizavam sementes. Lembro-me de observar este homem quando era ainda uma menina. Ele era oriundo da ilha da Praia. Ele trouxe consigo o jogo para esta casa porque sempre que estava pronto para ir para casa, ele colocava o tabuleiro debaixo do braço. Eu gostava de brincar com as pequenas sementes mas apanhei uma palmada na mão. Finalmente aprendi a jogar, observando."
Entrevista a Júlia Cabral, 16 de Outubro de 1985
A Consultar
Ligações Externas
Referências
- Carreira, A.
- Mandingas da Guiné Portuguesa: Publicação comemorativa do V centenário da descoberta da Guiné. Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, Lisboa (Portugal) 1947, 216.
- DeAraujo, C. G.
- Bean Counters: Cape Verdean Game Requires Logic, Math. Em: The Standard-Times 31 de Janeiro de 1999.
- Fraga, A. & Santos, T.
- Ouri, um jogo mancala. Em: Educação e Matemática. 2004; 76 (1): 9-11.
- Graça, A.
- Jogo de Oril: Regras, estratégias e teorias. Edição da ONDS (Organização Nacional da Diáspora Solidária), Mindelo (Cabo Verde) 1998.
- Halter, M.
- Between Race and Ethnicity: Cape Verdean American Immigrants, 1860-1965. University of Illlinois Press, Chicago IL (EUA) 1993, 154.
- Miranda, N. de.
- Compreensão de Cabo Verde. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Portugal) 1963, 48.
- Nogueira, G.
- Ouril: Douze boca quarenta e oit dent. No: Novo Jornal Cabo Verde 1994; ano 1, n° 96: 8.
- Santos Silva, E.
- O Ouri: Um jogo caboverdiano e a sua prática em Portugal. Associação de Professores de Matemática, Lisboa (Portugal) 1994.
Copyright / Licença
O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares